2 anos de Gael

Gael fez dois! Nem acredito, não foi ontem que estava escrevendo aqui sobre a festa de 1 ano? Meu menininho lindo, que está enorme  super esperto, completou dois anos de vida trazendo muito amor para essa família!

Na verdade já tem um tempo, a data oficial é 7 de agosto, eu que estou super atrasada! Mas a vida anda tão corrida e com tantas mudanças que não consegui sentar aqui para escrever (no próximo post conto mais sobre as mudanças, pois é vamos nos mudar!).

Voltando aos dois anos! Sim, “os terríveis 2 anos”, como costumam dizer, chegou agitado. É bem difícil muitas vezes, mas eu tento levar com tranquilidade e não tem sido um problema grande. É claro que às vezes acontecem situações mais difíceis, como quando ele estava comendo banana sentado no carrinho no ônibus, partiu a banana no meio e queria colar de volta. Chorou muito porque a banana não colava. Por mais que eu explicasse que não dava, nada fazia ele parar de chorar. O ônibus estava lotado e muitos olhavam para ver o que eu iria fazer.  Outro dia ele ficou frustrado porque escolheu a roupa para ir para creche. Até aí tudo bem, o problema foi que ele escolheu duas calcas jeans, e ele ficou muito chateado porque não conseguia vestir as duas calças, nem por cima nem por baixo. Às vezes ele escolhe duas blusas, mas não chega a ser um problema, já que é só vestir as duas e problema resolvido.

Essas são algumas situações que às vezes nos pega de surpresa. Mas ver ele muito mais independente, fazendo suas coisinhas, falando 2 línguas (ou quase isso), contando o que aconteceu durante o dia na creche, escolhendo o que brincar, qual livro ler… ah não tem preço, está sendo muito especial.

IMG_9612 2E mais especial ainda é ver ele dormindo tão bem! Quando ele nasceu parecia que isso nunca iria acontecer, pensava “nunca mais vou dormir!”. Mas o tempo passou e ele aprendeu a dormir sozinho, dorme longas sonecas e a noite toda. Isso já tem um tempo, com um pouco depois de 1,5 ele passou a dormir bem melhor. E saber que se tem a noite toda  para dormir nos dá até alguns luxos, é mais fácil se planejar, às vezes fico lendo livros até tarde, mas não tem problema porque sei que terei algumas horas seguidas de sono. Antes ele dormia e eu dormia junto, porque nunca sabia como seria a noite.

A alimentação anda bem também. No geral Gael é muito bom de garfo. É claro que tem dias que ele não quer comer nada e ele agora está numa fase de jogar tudo longe. Pega garfo, colher e faca e arremessa longe. Começa a comer com a mão. Aí resolve que quer tudo que ele jogou no chão de volta, para depois arremessar de novo. As refeições são bem movimentadas. Mas apesar disso ele costuma comer bem. Adora cenoura e beterraba, frango, macarrão, pepino (sim! é bem coisa de norueguês isso). Ama fruta, come de tudo, as favoritas do momento são kiwi, morango e framboesa. E ama suco também, principalmente suco verde, com couve, pepino, gengibre… nem eu gosto muito e ele adora! Se por acaso ele não está comendo bem eu faço um suco com tudo que tem direito e ele toma tudo!

Tem adorado brincar com quebra-cabeças. São bem simples com duas ou três peças. Ele pega a caixa, senta no chão e grita “Vem mamãe!” me chamando para brincar com ele. Muito fofo, até que depois de montar tudo ele resolve jogar tudo para o alto. Lego também é favorito, ele ganhou vários de aniversário e agora tem uma coleção bem grande desse Lego duplo. Pode ficar horas montando tudo que ele mais gosta carros, avião, túnel, animais.

Captura de Tela 2017-08-29 às 22.43.52Andar de bicicleta na cadeirinha também foi favorito do verão aqui em casa. Nós amamos sair juntos para pedalar, passar a tarde fora com bicicleta, ir até a beira do fiord para ver barcos e patos, depois passar nos parque, lanchar e voltar para casa. Oslo é uma cidade ótima para se andar de bicicleta, tem muitas ciclofaixas e trânsito tranquilo que respeita os ciclistas, eu amo isso aqui.

Muito perto da data de dois anos a filha de um casal amigo nosso nasceu no mesmo hospital de Gael. E nos vimos de novo naquele ambiente onde tudo começou. Rever os pais com seus recém-nascidos me deu nostalgia, mas também não me deu a saudade que dava antes. Foi muito especial aqueles momentos de encontro e descoberta, mas sinceramente estou muito mais feliz nesses dois anos. Parece que cada fase que se inicia é uma fase melhor.

Às vezes eu ainda me pego contemplativa, olhando essa pessoinha andando pela casa e penso “meu filho”! Que coisa mais linda, com risada mais gostosa! Que me mata de cansada, mas me enche de amor! Parabéns Gael, por esses 2 anos de muito aprendizado e diversão. Pode ter certeza que vou me esforçar ao máximo para que todos os anos sejam maravilhosos para você, vamos celebrar a vida juntos! Te amo!IMG_9628 2

O Huguinho de Penedo e o Amarelinho da Cinelândia

huguinho-amarelinhoNa quinta-feira anterior ao dia dos pais nós arrumamos mala e cuia e botamos pés na estrada, assim resolvido na hora, rumo ao Rio de Janeiro. O Rio fica a 170 quilômetros daqui do nosso mato, e foram 170 quilômetros de olho no Huguinho, que vinha de três dias de febre, mas melhorando (a febre diminuindo e espaçando). O Mafuá ficou com uma moça com quem nunca tinha ficado. Quando manobramos o carro, depois de deixá-lo, em Resende, ele já tentava cruzar nas pernas da pobre. Ir ao Rio na correria, Huguinho doentinho no inverno, Mafuá tentando cruzar em quem aparece. Nada de novo no front.

Mas foi uma ida ao Rio muito especial. Fazia muito tempo que não entrávamos no apartamento da Priscila em Botafogo. Estava alugado há mais de um ano, e a pessoa há poucas semanas avisou que iria entregar, porque foi transferida pela empresa para outro canto. Chegamos na quinta à tarde, comemos uma bobagem em um dos muitos bares descoladinhos que pipocaram nas redondezas nos últimos anos, e no fim do dia eu fui para um compromisso na Associação Brasileira de Imprensa. Priscila e Huguinho ficaram de farra no apê. Ele estava melhor. Desde a manhã cedinho sem mais febre. Quando cheguei, lá pela nove da noite, apareceu um 37,2. Demos meia dose de dipirona, na certeza de que no outro dia já teria passado tudo.

Férias com o Gael

20170714_105017

Mais um verão chegou, Gael completou seu primeiro ano na creche e teve suas primeiras férias. Se no verão passado, com o Gael com quase 1 ano, as aventuras se resumiam a visitas diárias aos parques nas redondezas, nesse verão, Gael perto de completar 2 anos, as aventuras puderam ser bem mais aventurosas. Teve de tudo, desde descobrir que na verdade o Gael fala bem alto, a descobrir um pequeno parque de répteis aqui em Oslo.

A creche do Gael na verdade não para, mas como o curso que estou fazendo tinha um pausa de 3 semanas programadas, decidimos que o Gael ia ter umas férias também. Durante o verão a quantidade de crianças e de professores diminui bastante, então achamos que ele poderia estranhar um pouco e seria bom para ele ter uma pausa também.

Com a experiência do verão passado, decidi não criar muitas expectativas. A idéia foi olhar a previsão do tempo e planejar o passeio do outro dia. Como o Gael já está maiorzinho, os passeios puderam ser maiores e assim ir mais longe a pé e é claro de bicicleta. Aliás, Gael adora andar de bicicleta! Ele fica quietinho na cadeirinha só curitndo a paisagem, mas na maioria das vezes se o passeio é curto ele quer continuar passeando. Então nesse verão quando o tempo estava meio esquisito ou eu estava sem idéias, era só montar na bicicleta e ir até o Vigeland Park que tem um parquinho muito legal com um escorrega que podemos escorregar juntos e uma caixa de areia. Aliás a caixa de areia foi o maior hit do verão. O Gael simplesmente adora! Fica horas enchendo os baldinhos e cavando, nada mais divertido.

Um dos passeios alternativos nos dias que choveu foi ir até a biblioteca central de Oslo, que é uma história a parte. A biblioteca é enorme e nem um pouco entediante como as bibliotecas que eu conhecia, nela pode-se fazer de quase tudo, quase tudo mesmo! Falar alto, correr, brincar e lá tem até umas mesas em que se pode comer. Gael adora e até já foi algumas vezes com a creche. Lá que eu percebi uma coisa muito engraçada: como o Gael fala alto! Em um dos dias que fomos até lá, assim que chegamos, Gael foi para a janela e viu os caminhões da obra ao lado. Bom nesse momento ele começou a apontar e falar caminhão de uma forma que acho que todo mundo na biblioteca conseguiu ouvir. O mais legal foi que niguém pediu para ele falar mais baixo ou olhou de cara feia.

IMG-20170711-WA0003

Com o tempo bom, aproveitamos para ir até um dos lagos de Oslo para fazer uma caminhada, na verdade eu fiz uma caminhada de 5 km morro acima empurrando o carrinho. Nesse dia o Gael não quis por nada sair do carrinho, pelo menos curtiu a paisagem e me contou que quase todas as árvores do caminho eram verde. No fim da trilha tem uma cabana e lá vimos um cavalinho que foi a segunda grande atração do passeio, o Gael não conseguia se concentrar para comer vendo o cavalinho.

Essas férias foram de muitas descobertas, e isso foi umas das coisas mais divertidas de todas. A cada dia e a cada passeio, uma novidade. Se um dia eram as cores das árvores e da terra do caminho, no outro foi o barulho que barco fazia (Móoooooo), os patos no mar, os animais na fazendinha.

Para finalizar as férias eu queria terminar bem e como o tempo estava estranho nesse dia decidi que a gente iria visitar o Oslo Reptile Park. O lugar é pequeno e escondido, mas muito legal. Eles tem uma série de “aquários” e pequenos viveiros com répteis e pequenos bichos diferentes. Na maioria são cobras e insetos pequenos, mas chegando lá encontramos um antigo conhecido, um par de micos. O Gael ficou doido e não parava de falar MA CA CO, muito legal, mas além dos miquinhos ele gostou muito de ver as cobras e os outros bichos. Para comemorar os últimos dias fomos comer uma pizza, que é o novo prato preferido do Gael. Ele adorou comeu bastante e depois tirou uma boa soneca.

20170727_101513

20170727_112331

Esse verão foi muito divertido e vai deixar saudades, foram muitas descobertas e muito mais fácil do que antes. As sonecas não são mais uma luta e a interação faz o tempo passar bem mais rápido. Mas como diz a música todo carnaval tem seu fim e um novo ano “letivo” está batendo na porta com uma nova turminha na creche. É hora de volta às aulas!

20170717_112544

post

É hora de festejar os três anos do Huguinho!

Sempre me disseram, desde que o Huguinho nasceu, que deveria aproveitar cada segundo, que não deveria nem piscar, porque o tempo voa. Naquelas horas de cansaço, noites sem dormir, amamentação desenfreada, não acreditava naquilo. Era impossível que o tempo pudesse passar assim tão rápido.

Mas passa! O tempo decola em um foguete! O Huguinho fez hoje, dia 15 de julho, três anos! Às vezes preciso parar e repetir pra mim mesma que já tenho um menino dentro de casa, cheio de vontades, atitude e frases de efeito! Que já me diz o que quer e o que não quer, que não é mais um bebezinho (nem de longe!) e que quer sair para brincar com os amigos (!!!). Só falta pedir o carro emprestado — o que espero que demore para acontecer (por favor, tempo, dê uma trégua!)

Agora entramos em uma etapa que ele aproveita ainda mais as festinhas de aniversário. Desde o início do ano estava contando os dias para a dele chegar. Como é um dos mais novos da turma, já participou de várias festinhas. A cada uma que passava ele nos perguntava se a dele seria no dia seguinte.

Neste ano decidimos que não iríamos fazer uma festinha em casa, e sim na escola. Foi uma escolha perfeita. Sabem aqueles sorrisos de felicidade indescritíveis? Foi o que vimos em mais de uma dúzia de rostinhos. O nosso pequeno, em especial, estava radiante. Pura felicidade! Curtiu cada um dos poucos minutos que passamos juntos com ele e seus amigos.

Foram dias falando sobre a festinha. Pena que logo na sequência ele ficou doentinho e teve que antecipar as férias escolares. Também acabei pegando a gripe dele, e às vésperas do dia 15 ainda não tínhamos decidido nem se iríamos cantar parabéns em casa. Mas ele nos repetia dia a dia que queria mais uma festa, claro! Para a alegria do pequeno, uma das vovós providenciou o bolo, a outra os brigadeiros, e o Huguinho os enfeites (todos os brinquedos que ele tinha de bombeiro foram para a mesa). O resultado inesperado e desprogramado foi uma bagunça muito gostosa. Fizemos uma farra no chão e ele curtiu como se fosse uma festa para 100 convidados.

A verdade é que às vezes nos preocupamos demais e esquecemos que basta um bolo em cima da mesa e um sorriso no rosto. Quer festa melhor?

Selecionei abaixo algumas fotos das comemorações deste ano. Na escola contratamos uma pacote de decoração do tema Hot Wheels com um precinho super camarada, encomendamos salgadinhos, bolo e brigadeiro. A lembrancinha fiz em casa: uma pista de feltro e um carrinho dentro de uma sacolinha imitando um semáforo. As crianças gostaram! Deu trabalho, mas valeu!

Espero que gostem. Como sempre, tudo feito com muito amor para o nosso “pequeno grande coração”, como também sempre diz o papai! Meu pequeno levado, nós te amamos “daqui até a lua (ida e volta!)”.
DSC_0773DSC_0662 DSC_0664 DSC_0666 DSC_0712 DSC_0748 DSC_0767WP_20170715_018WP_20170715_016IMG-20170715-WA0046

Um tour pelos parques!

Os últimos meses foram de algumas viagens por aqui. Em abril fomos para o Brasil e no início de junho fizemos um pequeno tour por países aqui perto. É sobre esse tour nórdico que quero falar por aqui hoje!

Minha irmã veio nos visitar aqui em Oslo e já tínhamos o plano de ir para a Legoland há algum tempo, então pensamos primeiro como ir. Daqui de Oslo as opções são: avião, trem, carro e barco, só depende do tempo que você tem e o quanto quer gastar. Optamos por ir de trem e parar em duas cidades.

A primeira cidade foi Gothenburg, que fica a 3:40 de trem ou 3 horas de carro. Cidade linda, com pessoas simpáticas e um parque de diversão incrível que se chama Liseberg. Nem estava nos nossos planos iniciais visita-lo, mas o dia estava bonito e já tínhamos feito o que havíamos planejando, então fomos no final do dia. Foi bem rapidinho, mas já deu para se divertir bastante.

Ficamos só um dia em Gothenburg e já partimos para Copenhagen, onde ficamos por três dias. Mais uma cidade com um parque para visitar: o Tivoli. Esse parque já tínhamos ido há dois anos atrás, mas minha irmã não conhecia. Eu nem tinha a intenção de ir de novo, mas lá fomos nós outra vez!

E então depois seguimos para Billund, que era o objetivo dessa viagem desde início e onde fica o único parque que tínhamos planejado inicialmente conhecer! Cidade sede da Lego, fica a 3 horas Copenhagen e é mínima. Sério, fomos de carro e só pensava em que fim de mundo iríamos parar, que fim de mundo que foram colocar a sede. Não chegava nunca e não parece ter muita coisa por perto. A cidade tem a Lego, Legoland, Lalaland (um parque aquático coberto), aeroporto e um centrinho. E é isso, dá para fazer tudo à pé.

E foi assim que a viagem ganhou o título oficial de “A viagem dos parques”! Três cidades e três parques, só que nada de Disneyland! Faltou só o parque aqui perto de Oslo (aqui também tem! Se chama Tusenfryd). Gente, parque é muito divertido, eu adoro, então vou falar um pouco de cada um deles aqui.

Liseberg

O parque foi inaugurado em 1923 e fica bem no meio da cidade. As atrações são bem variadas, tem uma área só para as crianças pequenas, uma para os mais corajosos, muitos restaurantes e lojas.

A Kaninland, “terra do coelho” (o mascote do parque é um coelho), é onde tem várias opções para os mais miúdos. Ficamos a maior parte do tempo lá, até porque tem uma área onde não precisa de bilhete, com escorregas e obstáculos para escalar, Gael não queria sair de lá!

O parque tem um preço só para a entrada, mas você deve pagar as atrações individualmente e aí os preços variam. Se você for para passar o dia vale a pena comprar a pulseira que dá livre entrada a todos os brinquedos. Como não íamos em todos, para nós valia mais apenas comprar alguns tíquetes.

Ah, o parque também tem teatros e shows, vários artistas famosos já se apresentaram por lá. Como só tínhamos um dia em Gothenburg, não deu para aproveitar tudo o que o parque tinha para oferecer, então vamos voltar com certeza. Apesar do pouco tempo, amamos muito conhecer! Acho que o melhor é o clima que o parque tem, todos podem se divertir e Gael AMOU ver o carrinho da montanha russa passando rápido. Ficou sentado um tempão admirando!

IMG_9130 IMG_9139

Tivoli

O Tivoli acho que é o mais famoso dos parques daqui. Pelo menos quando nunca tinha ouvido falar de Liseberg e perguntei o que era, me falaram: “É o Tivoli de Gothenburg”. E também para quem é do Rio da minha idade mais ou menos, vai se identificar com o nome, pois há muito tempo atrás havia um parque de diversão chamado Tivoli em plena Lagoa no Rio de Janeiro.

Pois então, o Tivoli fica e Copenhagen, capital da Dinamarca, bem no meio da cidade, do lado da estação de trem. É bem parecido com o Liseberg, tem restaurantes, teatros e atrações variadas (mas o Liseberg tem bem mais atração e é mais variado!) O preço também é parecido, com entrada + tíquetes individuais e com a opção de comprar a pulseira.

O parque abriu em 1843 e é o terceiro parque mais visitado da Europa. Então se puder, evite ir no final de semana porque tem muitos grupos, tudo fica mais cheio.

No dia em que fomos estava ventando e chovendo um pouco, isso sempre atrapalha a experiência. E acho que depois do dia que tivemos no Liseberg, nossas expectativas ficaram bem mais altas. Mas sendo sincera, o Liseberg é bem mais variado e amplo. E até as atrações em si são melhores, por exemplo, a montanha russa do Tivoli perto da que fomos em Gotehburg parece só um suspiro. Quando está ficando bom acaba. Já a do Liseberg parecia ter volta que não acabava mais.

Se você tiver em Copenhagen vale a visita com certeza, o parque é super bonito, mas se tiver mais tempo ainda, pegue o trem para Gothenburg e passe um dia no Liseberg

IMG_9187 IMG_9205 IMG_9222

Fomos abençoados com um sábado perfeito. Eu sei que tem umas nuvens escuras ali na foto, mas aqui na Escandinávia é assim mesmo, tem sempre nuvens passando pelo céu, mas no geral foi um dia bem bonito, deu até para brincar nas atrações com água.

O legal da Legoland é que ele é voltado para crianças mesmo, tem algumas montanhas russas, mas sem looping, que permitiam crianças acima de 1m. Havia muito brinquedo que o Gael podia entrar e ele amava tudo, quando terminava se agarrava no brinquedo e não queria sair.

O que ele mais gostou foi o brinquedo da Canoa, que passeia por um rio e no final tem uma quedinha. Dá para ver na foto o quanto eu estava desconfiada dessa queda, mas foi super tranquilo. Gael gargalhou quando terminou e subiu água para os lados. Depois ficou rindo dos outros barcos caindo também.

O que nos chamou a atenção foi o quanto fomos despreparados comparados com os locais. Eles levam uns carrinhos com tudo o que precisam do dia. Muita comida, isopor, frango assado, o que for preciso para passar o dia. E pelo parque tem espalhado várias áreas para piquenique. Achei bem legal isso, até porque o parque só tem aquelas opções de comida normais que tem em parque, então acho que se formos novamente vamos levar nossa cesta de piquenique também.

Nós adoramos nosso dia lá e ficamos com vontade de voltar. De Oslo para lá é apenas uma hora de avião e o preço é super ok por companhias low cost. Nós alugamos um apartamento no Airbnb de um designer que trabalha na Lego, super lindo o local (foto aqui embaixo), fizemos tudo à pé e quando precisamos pegamos ônibus facilmente. Enfim, vale a visita! Lembrando que tem Legoland em outros lugares do fundo, escolhemos essa porque era a mais perto para nós.

post

A maternidade e as novas amizades

Fonte: Pixabay

Depois que temos filhos a vida muda radicalmente. Em vários sentidos, incluindo o convívio social. Sair e não ter hora para voltar, independente do dia, é algo inimaginável a partir de então. Até porque você precisa pensar nas horas de alimentação, sono, xixi, cocô, mau humor, bom humor… e por aí vai.

Principalmente com crianças pequenas é muito comum os país não conseguirem mais frequentar os mesmos lugares. Com isso os amigos — e os próprios pais –acabam se afastando, involuntariamente e, em alguns casos, voluntariamente. Desde que o Huguinho nasceu já cansei de ler e reler relatos de outras mães contando como os amigos se distanciaram depois que seus filhotes chegaram. E acontece mesmo!

post

‘Criança não namora. Nem de brincadeira’

crianca-namoraTem circulado nas redes sociais um grande debate em torno de uma campanha criada aqui no Brasil contra a erotização precoce das crianças. O tema me chamou a atenção e decidi pesquisar um pouco mais.

Descobri que se tratava de uma ação desenvolvida pela Secretaria de Estado de Assistência Social do Amazonas. Achei ótima a ideia do slogan: “Criança não namora. Nem de brincadeira”. O tema é polêmico, claro. Muitos acham que não tem nada a ver estimular aquele “namorico” entre crianças, e que essa campanha é nada mais, nada menos do que um excesso de “politicamente correto”.  Outros garantem que comportamentos assim podem ajudar a “adultizar” a criança e induzi-la a sentimentos que ainda não são próprios da idade.

É dia 17 de maio: dia nacional da Noruega

Hoje é feriado nacional aqui na Noruega. 17 de maio é uma data especial, também conhecido como o dia em que foi assinada a constituição. Todo ano esse é o dia dos noruegueses colocarem suas melhores roupas, reunirem amigos e famílias e irem para a rua comemorar.

Em todo o país há desfiles pela rua e o que eu acho legal é que são com a participação especialmente de crianças, diferente do que estamos acostumados no nosso dia da independência com parada militar. Além disso, apesar de estarem super elegantes, ou com as trajes típicos ou roupas de festa, o clima é super informal e descontraído.

Essa é a data favorita de comemoração norueguesa e eles levam muito a sério isso. As comemorações começam no café da manhã mesmo, normalmente com champagne, e continua o dia inteiro. Eu acho lindo de ver todos se vestindo com roupas típicas muito felizes se parabenizando pelo dia. Fora que as roupas são uns espetáculos!

E sabe qual é a comida típica? Salsicha e sorvete! Sim, nada mais típico. Nosso dia também teve um pouco disso, mas com mais alguns ingredientes nutritivos. Acordamos cedo e fizemos uma torta de maçã típica, depois fomos para o centro ver o desfile e almoçar na casa de amigos. A alegria dos noruegueses nesse dia é contagiante e aprendemos a gostar também de 17 de maio, por isso queria dividir algumas imagens por aqui. Espero que gostem!

1 4 7

Metade da decoração minha, metade do Gael

9 10 12 13 14

post

Festa do Mickey: é sempre bom comemorar a vida!

Quando estava pensando em um tema para escrever nesta semana me dei conta de que o aniversário de três anos do Huguinho já é logo ali, em julho. Neste ano vamos fazer uma festinha na escola. O tema ainda não está definido, porque agora não depende mais da gente. A escolha é dele e nem adianta dar palpites. A autonomia e a independência andam ganhando forma por aqui (risos!).

Enfim, o fato é que já comecei a pesquisar preços, ideias etc, e me dei conta também de que acabei não publicando nada sobre a festinha dele de dois anos. No ano passado fizemos um bolinho em casa e a decoração ficou por minha conta. O objetivo era deixar tudo bonitinho, mas sem muitos apetrechos e sem grandes gastos. Acho que deu certo.