post

2 anos de Gael

DSC_0271
Gael fez dois! Nem acredito, não foi ontem que estava escrevendo aqui sobre a festa de 1 ano? Meu menininho lindo, que está enorme  super esperto, completou dois anos de vida trazendo muito amor para essa família!

Na verdade já tem um tempo, a data oficial é 7 de agosto, eu que estou super atrasada! Mas a vida anda tão corrida e com tantas mudanças que não consegui sentar aqui para escrever (no próximo post conto mais sobre as mudanças, pois é vamos nos mudar!).

Voltando aos dois anos! Sim, “os terríveis 2 anos”, como costumam dizer, chegou agitado. É bem difícil muitas vezes, mas eu tento levar com tranquilidade e não tem sido um problema grande. É claro que às vezes acontecem situações mais difíceis, como quando ele estava comendo banana sentado no carrinho no ônibus, partiu a banana no meio e queria colar de volta. Chorou muito porque a banana não colava. Por mais que eu explicasse que não dava, nada fazia ele parar de chorar. O ônibus estava lotado e muitos olhavam para ver o que eu iria fazer.  Outro dia ele ficou frustrado porque escolheu a roupa para ir para creche. Até aí tudo bem, o problema foi que ele escolheu duas calcas jeans, e ele ficou muito chateado porque não conseguia vestir as duas calças, nem por cima nem por baixo. Às vezes ele escolhe duas blusas, mas não chega a ser um problema, já que é só vestir as duas e problema resolvido.

Essas são algumas situações que às vezes nos pega de surpresa. Mas ver ele muito mais independente, fazendo suas coisinhas, falando 2 línguas (ou quase isso), contando o que aconteceu durante o dia na creche, escolhendo o que brincar, qual livro ler… ah não tem preço, está sendo muito especial.

IMG_9612 2E mais especial ainda é ver ele dormindo tão bem! Quando ele nasceu parecia que isso nunca iria acontecer, pensava “nunca mais vou dormir!”. Mas o tempo passou e ele aprendeu a dormir sozinho, dorme longas sonecas e a noite toda. Isso já tem um tempo, com um pouco depois de 1,5 ele passou a dormir bem melhor. E saber que se tem a noite toda  para dormir nos dá até alguns luxos, é mais fácil se planejar, às vezes fico lendo livros até tarde, mas não tem problema porque sei que terei algumas horas seguidas de sono. Antes ele dormia e eu dormia junto, porque nunca sabia como seria a noite.

A alimentação anda bem também. No geral Gael é muito bom de garfo. É claro que tem dias que ele não quer comer nada e ele agora está numa fase de jogar tudo longe. Pega garfo, colher e faca e arremessa longe. Começa a comer com a mão. Aí resolve que quer tudo que ele jogou no chão de volta, para depois arremessar de novo. As refeições são bem movimentadas. Mas apesar disso ele costuma comer bem. Adora cenoura e beterraba, frango, macarrão, pepino (sim! é bem coisa de norueguês isso). Ama fruta, come de tudo, as favoritas do momento são kiwi, morango e framboesa. E ama suco também, principalmente suco verde, com couve, pepino, gengibre… nem eu gosto muito e ele adora! Se por acaso ele não está comendo bem eu faço um suco com tudo que tem direito e ele toma tudo!

Tem adorado brincar com quebra-cabeças. São bem simples com duas ou três peças. Ele pega a caixa, senta no chão e grita “Vem mamãe!” me chamando para brincar com ele. Muito fofo, até que depois de montar tudo ele resolve jogar tudo para o alto. Lego também é favorito, ele ganhou vários de aniversário e agora tem uma coleção bem grande desse Lego duplo. Pode ficar horas montando tudo que ele mais gosta carros, avião, túnel, animais.

Captura de Tela 2017-08-29 às 22.43.52Andar de bicicleta na cadeirinha também foi favorito do verão aqui em casa. Nós amamos sair juntos para pedalar, passar a tarde fora com bicicleta, ir até a beira do fiord para ver barcos e patos, depois passar nos parque, lanchar e voltar para casa. Oslo é uma cidade ótima para se andar de bicicleta, tem muitas ciclofaixas e trânsito tranquilo que respeita os ciclistas, eu amo isso aqui.

Muito perto da data de dois anos a filha de um casal amigo nosso nasceu no mesmo hospital de Gael. E nos vimos de novo naquele ambiente onde tudo começou. Rever os pais com seus recém-nascidos me deu nostalgia, mas também não me deu a saudade que dava antes. Foi muito especial aqueles momentos de encontro e descoberta, mas sinceramente estou muito mais feliz nesses dois anos. Parece que cada fase que se inicia é uma fase melhor.

Às vezes eu ainda me pego contemplativa, olhando essa pessoinha andando pela casa e penso “meu filho”! Que coisa mais linda, com risada mais gostosa! Que me mata de cansada, mas me enche de amor! Parabéns Gael, por esses 2 anos de muito aprendizado e diversão. Pode ter certeza que vou me esforçar ao máximo para que todos os anos sejam maravilhosos para você, vamos celebrar a vida juntos! Te amo!IMG_9628 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *