post

Um tour pelos parques!

Os últimos meses foram de algumas viagens por aqui. Em abril fomos para o Brasil e no início de junho fizemos um pequeno tour por países aqui perto. É sobre esse tour nórdico que quero falar por aqui hoje!

Minha irmã veio nos visitar aqui em Oslo e já tínhamos o plano de ir para a Legoland há algum tempo, então pensamos primeiro como ir. Daqui de Oslo as opções são: avião, trem, carro e barco, só depende do tempo que você tem e o quanto quer gastar. Optamos por ir de trem e parar em duas cidades.

A primeira cidade foi Gothenburg, que fica a 3:40 de trem ou 3 horas de carro. Cidade linda, com pessoas simpáticas e um parque de diversão incrível que se chama Liseberg. Nem estava nos nossos planos iniciais visita-lo, mas o dia estava bonito e já tínhamos feito o que havíamos planejando, então fomos no final do dia. Foi bem rapidinho, mas já deu para se divertir bastante.

Ficamos só um dia em Gothenburg e já partimos para Copenhagen, onde ficamos por três dias. Mais uma cidade com um parque para visitar: o Tivoli. Esse parque já tínhamos ido há dois anos atrás, mas minha irmã não conhecia. Eu nem tinha a intenção de ir de novo, mas lá fomos nós outra vez!

E então depois seguimos para Billund, que era o objetivo dessa viagem desde início e onde fica o único parque que tínhamos planejado inicialmente conhecer! Cidade sede da Lego, fica a 3 horas Copenhagen e é mínima. Sério, fomos de carro e só pensava em que fim de mundo iríamos parar, que fim de mundo que foram colocar a sede. Não chegava nunca e não parece ter muita coisa por perto. A cidade tem a Lego, Legoland, Lalaland (um parque aquático coberto), aeroporto e um centrinho. E é isso, dá para fazer tudo à pé.

E foi assim que a viagem ganhou o título oficial de “A viagem dos parques”! Três cidades e três parques, só que nada de Disneyland! Faltou só o parque aqui perto de Oslo (aqui também tem! Se chama Tusenfryd). Gente, parque é muito divertido, eu adoro, então vou falar um pouco de cada um deles aqui.

Liseberg

O parque foi inaugurado em 1923 e fica bem no meio da cidade. As atrações são bem variadas, tem uma área só para as crianças pequenas, uma para os mais corajosos, muitos restaurantes e lojas.

A Kaninland, “terra do coelho” (o mascote do parque é um coelho), é onde tem várias opções para os mais miúdos. Ficamos a maior parte do tempo lá, até porque tem uma área onde não precisa de bilhete, com escorregas e obstáculos para escalar, Gael não queria sair de lá!

O parque tem um preço só para a entrada, mas você deve pagar as atrações individualmente e aí os preços variam. Se você for para passar o dia vale a pena comprar a pulseira que dá livre entrada a todos os brinquedos. Como não íamos em todos, para nós valia mais apenas comprar alguns tíquetes.

Ah, o parque também tem teatros e shows, vários artistas famosos já se apresentaram por lá. Como só tínhamos um dia em Gothenburg, não deu para aproveitar tudo o que o parque tinha para oferecer, então vamos voltar com certeza. Apesar do pouco tempo, amamos muito conhecer! Acho que o melhor é o clima que o parque tem, todos podem se divertir e Gael AMOU ver o carrinho da montanha russa passando rápido. Ficou sentado um tempão admirando!

IMG_9130 IMG_9139

Tivoli

O Tivoli acho que é o mais famoso dos parques daqui. Pelo menos quando nunca tinha ouvido falar de Liseberg e perguntei o que era, me falaram: “É o Tivoli de Gothenburg”. E também para quem é do Rio da minha idade mais ou menos, vai se identificar com o nome, pois há muito tempo atrás havia um parque de diversão chamado Tivoli em plena Lagoa no Rio de Janeiro.

Pois então, o Tivoli fica e Copenhagen, capital da Dinamarca, bem no meio da cidade, do lado da estação de trem. É bem parecido com o Liseberg, tem restaurantes, teatros e atrações variadas (mas o Liseberg tem bem mais atração e é mais variado!) O preço também é parecido, com entrada + tíquetes individuais e com a opção de comprar a pulseira.

O parque abriu em 1843 e é o terceiro parque mais visitado da Europa. Então se puder, evite ir no final de semana porque tem muitos grupos, tudo fica mais cheio.

No dia em que fomos estava ventando e chovendo um pouco, isso sempre atrapalha a experiência. E acho que depois do dia que tivemos no Liseberg, nossas expectativas ficaram bem mais altas. Mas sendo sincera, o Liseberg é bem mais variado e amplo. E até as atrações em si são melhores, por exemplo, a montanha russa do Tivoli perto da que fomos em Gotehburg parece só um suspiro. Quando está ficando bom acaba. Já a do Liseberg parecia ter volta que não acabava mais.

Se você tiver em Copenhagen vale a visita com certeza, o parque é super bonito, mas se tiver mais tempo ainda, pegue o trem para Gothenburg e passe um dia no Liseberg

IMG_9187 IMG_9205 IMG_9222

Fomos abençoados com um sábado perfeito. Eu sei que tem umas nuvens escuras ali na foto, mas aqui na Escandinávia é assim mesmo, tem sempre nuvens passando pelo céu, mas no geral foi um dia bem bonito, deu até para brincar nas atrações com água.

O legal da Legoland é que ele é voltado para crianças mesmo, tem algumas montanhas russas, mas sem looping, que permitiam crianças acima de 1m. Havia muito brinquedo que o Gael podia entrar e ele amava tudo, quando terminava se agarrava no brinquedo e não queria sair.

O que ele mais gostou foi o brinquedo da Canoa, que passeia por um rio e no final tem uma quedinha. Dá para ver na foto o quanto eu estava desconfiada dessa queda, mas foi super tranquilo. Gael gargalhou quando terminou e subiu água para os lados. Depois ficou rindo dos outros barcos caindo também.

O que nos chamou a atenção foi o quanto fomos despreparados comparados com os locais. Eles levam uns carrinhos com tudo o que precisam do dia. Muita comida, isopor, frango assado, o que for preciso para passar o dia. E pelo parque tem espalhado várias áreas para piquenique. Achei bem legal isso, até porque o parque só tem aquelas opções de comida normais que tem em parque, então acho que se formos novamente vamos levar nossa cesta de piquenique também.

Nós adoramos nosso dia lá e ficamos com vontade de voltar. De Oslo para lá é apenas uma hora de avião e o preço é super ok por companhias low cost. Nós alugamos um apartamento no Airbnb de um designer que trabalha na Lego, super lindo o local (foto aqui embaixo), fizemos tudo à pé e quando precisamos pegamos ônibus facilmente. Enfim, vale a visita! Lembrando que tem Legoland em outros lugares do fundo, escolhemos essa porque era a mais perto para nós.

One thought on “Um tour pelos parques!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *